quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Caraval 2012: Jacaré entendeu?

Chora, chegou a hora eu não vou ligar
Minha cultura é arte popular
Nasceu em 'Fundo de Quintal'
Sou imortal e eu vou viver
Agonizar não é morrer
Mangueira fez o meu sonho acontecer
O povo não perde o prazer de cantar
O povo liberto que a voz ecoou
Respeite quem pôde chegar onde a gente chegou





Parei com o Brasil, Nelson, parei! vê se pode! que vergonha desse carnaval! tudo bem que a Mangueira não fez o melhor desfile, mas ficar em sétimo [!] isso já é demais... como assim não sabe o que é desfile de carnaval? me ajuda, hein... des-fi-le de car-na-val, o maior show da terra, a data em que todos os brasileiros param com tudo para esquecer a agonia da vida. Mangueira você conhece, né? como não, tapado! eles vieram aqui, a Velha Guarda foi condecorada pela Rainha... foi chique! Com pompa e circunstância, como a Mangueira merece! lembrou, né... pois é, deixa eu contar...

Acontece que a Mangueira é minha escola do coração... desde que eu me entendo por gente, Nelson, eu torço para a Verde e Rosa.... esse ano eu esperava que tudo desse certo, uma vez superadas as dificuldades dos últimos anos, depois de romper com o financiamento do jogo do bicho. não sabe o que é jogo de bicho também? puta merda! jogo do bicho é tipo loteria... tem avestruz, coelho, tigre, veado... você escolhe o número do bicho e se ele sair no sorteio, você ganha... que que tem demais? é proibido no Brasil, fio...


Então, como eu ia dizendo, esse ano a Mangueira tava com tudo! samba bom, carnaval luxuoso e A PARADONA DA BATERIA... imagina só, cantar o samba todo sem nenhum instrumento, só os puxadores e a avenida cantando... de arrepiar! olha só o vídeo. isso tudo me encheu de esperanças... cheguei a acordar feliz no dia seguinte... lavei roupa, limpei a casa, fiz um baita almoço, vê se pode! a Mangueira foi ousada, eu sei, já tinha me consolado que não adiantava torcer pelo título de campeã, mas eu esperava, pelo menos, que ela ficasse entre as primeiras... 

Por quê? como porque, oras! porque as campeãs desfilam de novo no sábado... porque a comunidade, que ralou o ano todo pra fazer o carnaval bonito, fica feliz. essa gente trabalha muito! a maioria é voluntário... não adianta só a Mangueira já premiar eles quando coloca todo mundo na avenida... você não sabia? dos 4000 integrantes da escola, pelo menos 3500 são membros da comunidade que ajudaram a fazer o desfile... pois é, a Mangueira não se vende, se traz no coração!

Mas aí, Nelson, me vem a tragédia... eu aqui, nesse frio – e você sabe que fez frio hoje, com esse casaquino aí que parece mais um aquecedor de sovaco, você deve ter congelado – resolvi acompanhar a apuração pela TV Gato na internet... quis morrer... primeiro porque a conexão tava dando pau e ficava cortando o vídeo, segundo, porque tive que assistir a maior aflição da minha vida de torcedor fanático. como assim, se eu sou fanático? claro! todo mundo tem que ser fanático em alguma coisa... você era no Napoleão, não era, conta... eu sei! minha sorte é que só tem apuração de desfile uma vez por ano, senão eu seria bem mais insuportável do que já sou!

Pode isso, Nelson? não só, nota após nota, a Mangueira foi perdendo, como os playmobil do capeta foram ficando na frente. sério, eu vi quase todos os desfiles, tinha minhas preferidas... mas a escola que ganhou, meu deus, fez uma des-homenagem ao Rei do Baião... se apoiou em um desfile fraco, mas técnico; pomposo, mas sem expressão... dava pra dormir assistindo, o sentimento geral de ver aquilo era do tipo Macunaíma: jacaré entendeu? como disseram no Twitter, o cara mirou no carnaval e acertou na Disney...

Deu vergonha... depois dessa, pode privatizar o carnaval... como a Walt Disney da Tijuca foi ser a campeã??? tudo bem que nos outros anos ela estava linda, mas neste... Vila Isabel e Portela estavam muito mais... não confio mais, Nelson, ano que vem o carnaval vai se chamar Dia do Mikey... vou aproveitar que já estou com a minha fantasia de Pateta e vou ver a Mangueira entrar... nem que seja e ladinho...

Nenhum comentário:

Postar um comentário